Interprete a escritura em harmonia com o resto da escritura. O que os versos vizinhos dizem? Qual o tema do capítulo? do livro? A sua interpretação se adapta a isso? Se não, ela é imperfeita. Normalmente, o contexto fornece o que nós precisamos para interpretar corretamente a pssagem. Contexo é a chave. Se a confusão persistir quanto ao significado depois que nós interpretamos o texto em seu contexto então veremos mais adiante.
Em uma lição passada, nós consideramos Jo 3.5 "nascer da água e do Espírito". Nesse contexto, qual é a água em questão aqui?
Batismo em água não está em discussão aqui, logo seria uma grande mudança do tema que estava sendo discutido entre Jesus e Nicodemos. Procure por uma troca de tema repentina, e pode ser uma indicação que a sua interpretação está errada! A água é o líquido amniotico, "nascer da água" = nascimento natural.
1 Co 14.34 “as mulheres estejam caladas nas igrejas” deve ser considerado com o contexo de 1 Co 11.5 “Mas toda mulher que ora ou profetiza....”
Atos 2.38 “Pedro então lhes respondeu: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados..."” está ensinando regenração pelo batismo? Se esse fosse o único versículo que a escritura tivesse, nós poderíamos concluir isso. Mas à luz do claro ensinamento que a regeneração acontece pela fé em Cristo, nós quemos que interpretar de outra forma. Pedro está pedindo o batismo como uma forma de seus ouvintes responderem ao evangelho. Se o batismo fosse o caminho para o novo nascimento, como Paulo poderia ter escrito 1 Co 1.17 "Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho"?